3.5.15

Líderes aprovam fusão do PPS com PSB; nome da nova sigla causa divergência

O anúncio da possibilidade de fusão entre PPS e PSB agradou a diversos líderes das duas agremiações em Mato Grosso, entre eles o senador José Medeiros (PPS) e o deputado federal Adilton Sachetti (PSB). Porém, a definição sobre o nome da nova sigla ainda causa divergências entre os políticos pertencentes aos dois partidos.

Leia mais:
Sem receber documentos requeridos, CPI fará “busca” em órgãos públicos

“Está sendo discutida essa fusão e caminha para isso. Os partidos tem uma identidade ideológica e é bem possível que isso ocorra”, acredita Medeiros. O deputado Sachetti, por sua vez, acha que é hora de enterrar convicções ideológicas e pensar com pragmatismo, já que o momento que o Brasil passa, de uma reforma eleitoral e com o fim iminente das coligações proporcionais, leva a uma redução do número de partidos.

“Sou favorável à fusão porque o momento político leva a um enxugamento de siglas. É uma obrigatoriedade, a sociedade não aguenta mais porque ela não sabe em quem está votando. Virou uma sopa de letras”, disse o parlamentar, que vai assumir a vice-presidência regional do PSB nos próximos dias.

PSB40 ou PPSB

Segundo Sachetti, o novo partido vai se chamar PSB40, incorporando o número já usado pelo PSB na urna eletrônica. Por outro lado, o secretário-geral do PPS em Mato Grosso, Antonio Carlos Maximo, emitiu nota defendendo uma junção dos nomes dos partidos, para não favorecer um ou outro.

“Em se tratando do novo nome, penso que nenhum dos partidos deveria perder as suas siglas originais. Por isso, sugiro que seja: PPSB. Vejam que não se perde nenhuma das letras dos dois partidos”, argumentou. Quanto ao número, Maximo sugere que seja 40, número do PSB, ou 23, número do PPS. Ele afirma que os dois números são massificados nacionalmente e servirão bem ao novo partido.

Ele ainda discorda de Sachetti quanto ao pragmatismo da fusão e sustenta que PPS e PSB têm lutas históricas semelhantes, militando no socialismo e na esquerda democrática. O secretário ainda alfineta a fusão entre DEM e PTB, ideologicamente diferentes.

“Não se pode comparar esta fusão somente com o olho no processo eleitoral, esse pragmatismo quase estúpido que desumaniza as relações dos partidos com a sociedade. A possível fusão entre DEM e PTB, por exemplo, não tem qualquer relação com o que está ocorrendo com PPS e PSB. Basta olharmos como se deu a história desses dois partidos no campo das lutas democráticas”, escreveu.

Acertos

Ainda pensando no lado prático da fusão, Adilton Sachetti disse que é preciso amadurecer a ideia, e começar a discutir como fica a direção do novo partido, a composição do diretório e a escolha do presidente. Atualmente, o presidente do PSB é o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que logo será sucedido pelo deputado federal Fábio Garcia. O presidente do PPS é o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz.

“Se abriu a discussão sobre a fusão e agora vamos fazer todas as avaliações. Tem uma série de discussões e acertos que têm que ser feitos. Temos que ver como vamos juntar os diretórios, quem vai comandar. Informalmente as conversas estão acontecendo. Mas primeiro vamos seguir as orientações nacionais. A bancada do PSB vai ser reunir em Brasília semana que vem e o PPS já deve estar fazendo esses diálogos também”, disse.

Em Mato Grosso, a aliança entre os dois partidos persiste desde a última candidatura de Mauro Mendes a governador, em 2010. O principal líder do PPS no estado, Percival Muniz, também se elegeu prefeito de Rondonópolis com apoio do PSB em 2012.

A fusão entre os dois partidos abre uma janela eleitoral que permite a qualquer pessoa se filiar à nova sigla sem perder o mandato, no período de 30 dias após a sua criação. Os membros dos dois partidos fundidos também têm direito a se desfiliar e aderir uma nova legenda, igualmente sem penalidades.

FONTE: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Lideres_aprovam_fusao_do_PPS_com_PSB_nome_da_nova_sigla_causa_divergencia&edt=33&id=395890

Marcadores: , ,

Powered by Blogger

free web tracker