13.4.15

Socialistas ouvem consultores da Casa para debater medidas de ajuste fiscal

A pedido do líder do PSB na Câmara, deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), a bancada socialista se reuniu, na última quinta-feira (9), com a consultoria legislativa da Casa para discutir ajuste fiscal. As principais pautas da reunião foram as medidas provisórias 664 e 665, ambas de 2014, que estabelecem novas regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte, e do seguro desemprego e do abono salarial, respectivamente.

O governo estima que, com a aprovação dessas medidas, as mudanças vão reduzir as despesas obrigatórias em cerca de 0,3% ao ano – R$ 18 bilhões em 2015. "O presidente da Casa informou que na primeira semana após o 1º de maio vamos votar essas MPs. Para isso, temos a presença de consultores, não só hoje, mas em outras oportunidades, que vão nos ajudar a formar nossa opinião e fechar posição clara a respeito desse assunto", comentou o líder.

O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) afirmou que as MPs, tanto como o Projeto de Lei nº 4330/04, que regulamenta a terceirização no Brasil, obedecem ao mesmo pensamento econômico e todas punem o trabalhador. "Todos nós temos que ter responsabilidade sobre a despesa e a receita. O Governo precisa dar um indicativo do que vem depois dessas medidas", afirmou Glauber. Para o deputado Heitor Schuch (RS), o PSB deve determinar estratégia em defesa dos trabalhadores. "E, com isso, chegar como protagonista na votação dessas medidas, no Plenário," completou.

Durante a explanação, os socialistas puderam avaliar o cenário das finanças públicas, estratégias fiscais, controle de gastos e outros ajustes ainda em construção. Assim como amplo gráfico com dados entre 2000/2014, sobre o PIB, Taxa Selic, câmbio, desemprego e resultados fiscais. No que diz respeito ao cenário nacional, que está deteriorado, segundo os consultores, há perspectiva de rebaixamento da avaliação de risco (perda do grau de investimento) por conta de piora do desempenho fiscal e baixo crescimento.

A data da próxima reunião para dar seguimento à discussão e deliberação sobre a posição definitiva da bancada será definida em breve.

FONTE: http://www.psb40.org.br/not_det.asp?det=6364

Marcadores:

Powered by Blogger

free web tracker