11.3.15

PSB no Amapá expulsa ex-deputado suspeito de usar notas fiscais falsas

A Executiva Estadual do PSB no Amapá decidiu expulsar do partido o ex-deputado estadual Agnaldo Balieiro. A medida, anunciada na segunda-feira (9), ocorre com base em um inquérito do Conselho de Ética da sigla que analisou documentos que compõem as denúncias do Ministério Público (MP) do Amapá em uma ação que acusa o ex-parlamentar de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Ele teria usado notas fiscais falsas para conseguir reembolso de verba indenizatória do gabinete. O G1 procurou o ex-deputado, mas não houve retorno das ligações.
A instauração do procedimento de investigação no PSB aconteceu após reportagem exibida em maio de 2014, no Fantástico. Entrevistado pelo programa, Balieiro não soube explicar uma nota fiscal supostamente falsa no valor de R$ 5 mil em compras realizadas em um bufê de Macapá. A nota original com a mesma numeração ainda nem teria sido utilizada pelo estabelecimento.
À época, a investigação do partido foi informada pelo presidente da sigla no Amapá João Alberto Capiberibe. O PSB solicitou cópias dos documentos analisados pelo MP para concluir o relatório de investigação do ex-parlamentar.
As notas foram submetidas a análise do conselho de ética do PSB regional que enviou um parecer ao diretório do partido no estado, para decisão sobre as sanções a serem tomadas contra o deputado Balieiro. As punições iriam desde a advertência até a expulsão da sigla.
O Ministério Público ainda investiga notas fiscais usadas por demais parlamentares, inclusive da ex-colega de bancada de Balieiro, a deputada Cristina Almeida, do PSB. Capiberibe disse em entrevista ao G1, à época da investigação no Conselho de Ética do partido, que a sigla também deverá investigá-la caso exista denúncia.
A expulsão de Balieiro foi decidida pelo PSB após o ex-deputado não conseguir a reeleição para Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Ele exerceu apenas um mandato como parlamentar estadual, na legislatura de 2011/2015. Balieiro também foi secretário de Administração no governo Camilo Capiberibe (PSB).

FONTE: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/03/psb-no-amapa-expulsa-ex-deputado-suspeito-de-usar-notas-fiscais-falsas.html

Marcadores: , , ,

Powered by Blogger

free web tracker